Infraestrutura portuária
Granéis Sólidos
(Exportação)
Com 5 terminais de granéis sólidos (exportação), o complexo totalizará a capacidade de 1.250.000 toneladas de exportação.
Recebimento:
A recepção de granéis será por via rodoviária e ferroviária, sendo a recepção ferroviária um sistema único compartilhado entre todos os condôminos do TGSE. A recepção rodoviária será individualizada e prevê para cada lote um total de até 4 tombadores de 30m, de forma a atender à demanda de cada empresa.
Todos os transportadores localizados em túneis serão do tipo de correia fechados (enclausurados), e suas capacidades são:
Os transportadores de corrente serão utilizados nos túneis localizados abaixo das entradas dos armazéns graneleiros e têm capacidade de 2x60t/h/armazém.
O sistema de despoeiramento será composto por filtros manga e filtros cartucho, em todos os pontos de transferência, moegas rodoviárias, moegas ferroviárias e túneis.
Para o descarregamento rodoviário serão adotados tombadores de 30m, padrão para caminhões Simples Toco, Truck, Carretas, Romeu e Julieta (acoplados), Bitrem e Rodotrem, com capacidade técnica de 100 toneladas (veículo + carga) para soja e de 90 toneladas para demais produtos, 3.000mm de largura x 30.000mm de comprimento e ângulo de basculamento de 40 graus.
Cada terminal poderá instalar 2 tombadores de 30m, com a possibilidade de ampliação para mais 2 tombadores, totalizando 20 tombadores para os 5 terminais ao final de todas as fases, de acordo com a necessidade de movimentação de cargas dos terminais.
As balanças ferroviárias terão bitola mista de 1,0m e 1,60m, capacidade de 120 toneladas e dimensões básicas de 2.400mm de largura por 15.400mm de comprimento. Serão no total 6 balanças ferroviárias, sendo uma de entrada e outra de saída da área de descarregamento dos vagões na moega ferroviária.
As balanças rodoviárias serão do tipo eletrônicas sobre o piso e terão capacidade de 120 toneladas, com plataforma de concreto e dimensões básicas de 3.200mm de largura por 30.000mm de comprimento.
Serão, no total, 20 balanças rodoviárias, instaladas nos 5 terminais de granel sólido exportação, ou seja, 4 balanças para cada terminal, sendo 2 de entrada e 2 de saída.
As balanças para monitoramento de fluxo terão capacidade de 2.500t/h, e está prevista a instalação de 4 balanças de fluxo para os 5 terminais de granel sólido exportação.
Expedição:
Serão 8 torres pescantes, com 8 lanças de carregamento, e capacidade nominal unitária de 2.000t/h cada lança.
Estas torres pescantes serão alimentadas por 4 correias transportadoras de 2.000t/h, que estarão apoiadas ao longo de toda a ponte de acesso, interligada aos armazéns na retroárea.
Granéis Sólidos
(Importação)
Com 1 terminal de granéis sólidos (importação), contendo 2 armazéns de 100.000 toneladas/cada, a capacidade total será de 200.000 toneladas.
Recebimento:
Serão 2 guindastes sobre trilhos MHCs de 750t/h cada com bitola de 14m, que descarregarão em moegas sobre trilhos com bitola de 8m ao longo do píer, interligados à correia transportadora de 1.500t/h, que estará apoiada ao longo de toda a ponte de acesso, interligada aos armazéns da retroárea.
Expedição:
Os elevadores de caneca serão utilizados na alimentação das tulhas de expedição do fertilizante e têm capacidade de 2x500t/h.
O sistema de despoeiramento será composto por filtros manga e filtros cartucho, em todos os pontos de transferência, moegas rodoviárias, moegas ferroviárias e túneis.
As balanças ferroviárias terão bitola mista de 1,0m e 1,60m, capacidade de 120 toneladas e dimensões básicas de 2.400mm de largura por 15.400mm de comprimento. Serão no total 2 balanças ferroviárias, sendo uma de entrada e outra de saída da área de descarregamento dos vagões na moega ferroviária por ramal.
As balanças rodoviárias serão do tipo eletrônicas sobre o piso e terão capacidade de 120 toneladas, com plataforma de concreto e dimensões básicas de 3.200mm de largura por 30.000mm de comprimento. Serão no total 4 balanças rodoviárias, sendo 2 de entrada e 2 de saída.
A balança para monitoramento de fluxo terá capacidade de 2.000t/h, e está prevista a instalação de 1 balança de fluxo para controle.
Granéis Líquidos
54 tanques disponíveis no terminal de granéis líquidos, somando uma capacidade estática total de 387.000m³.
Recebimento/Expedição:
As ilhas de carregamento e descarregamento são constituídas de 14 baias para caminhões e 14 baias para vagões ferroviários de granel líquido.
Estão previstas 3 linhas de tubulação de carregamento, sendo 1 linha por produto (diesel, gasolina, metanol), e 1 linha de tubulação de descarregamento (óleo de soja).
Bacias de contenção em toda a área de tancagem.
Serão 6 braços de carregamento e descarregamento com capacidade de 700m³/h, alimentados por 6 tubulações (ida e volta) apoiadas sobre pipe racks ao longo de toda a ponte de acesso e retroárea, interligadas aos tanques de líquidos do terminal.
Contêineres
O terminal de contêineres terá capacidade para 28.632 TEUs, sendo movimentados contêineres dos tipos Dry e Reefer, atendendo as linhas de navegação para exportação, importação e operações de cabotagem, integrando as regiões Norte e Sul do Brasil.
Armazéns para ova e desova dos contêineres, contendo drive-in, área de sequestro e demais requisitos exigidos pela Receita Federal do Brasil.
Tomadas Reefer para atendimento aos contêineres de carga refrigerada.
Equipamentos Píer:
Serão 6 portêineres do tipo STS com bitola de 30,48m, podendo alcançar até 24 fileiras nos navios.